Hoje vou ensinar, num passo a passo super específico e detalhado, como modelar um lindo vestido trapézio de alcinhas, muito confortável e fresquinho para o verão.
Sendo o PAP, vou primeiro te mostrar como criar o molde da blusa, que será usado na interpretação do vestido.
Tendo um molde de base pronto, você pode criar infinitas interpretações de modelagens.
Novamente vou usar, como foto da modelagem de base, a linda blusinha de laise, da marca Estação Store.
Se precisar da tabela de medidas, clique aqui.
Caso não precise do PAP da modelagem de base, pule direto para a interpretação do modelo, clicando aqui.
Para construir modelagens sob medida, utilizamos o meu método de modelagem mista: medidas da tabela unidas às medidas do corpo. Então, após medir seu busto, verifique em qual manequim se encaixa na tabela. Ali, encontrará as medidas fixas que serão acrescentadas ao seu molde. Fique tranquilo(a) durante o traçado, pois vou avisar quando recorrer à tabela.
Fig.1 - Faça um retângulo, usando como altura o comprimento do corpo (ombro à cintura), e como largura 1/4 da largura do busto (divida a medida do busto por 4).
Se desejar modelar algo mais soltinho no corpo pode já acrescentar de 1 a 2 cm a este 1/4 do busto. Este acréscimo de chama folga de vestibilidade. Porém, se desejar usar este molde também em peças justas aconselho a usar a medida justa, sem acréscimos.
Em seguida, marque o meio do corpo. Três centímetros abaixo, marque a altura da cava. Marque a altura do busto (medida tirada do ombro até o centro do seio) e, por último, marque a caída do ombro (esta medida é encontrada na tabela). Fig.2 - Marque o decote horizontal (medida da tabela). Marque também o ombro, metade das costas e decote. siga todas as marcações na imagem. Em seguida, marque a metade do busto e, na lateral, marque 3 cm abaixo da altura do busto. Trace a pence, desta última marcação até o centro do busto.
Fig.3 - Finalizando, desenhe o decote, arredondado, sem afundar demais. Desenhe a cava, entrando 1,5 cm para dentro da medida das costas e descendo até à lateral na altura da cava.
Observe, em todas as imagens, a descrição de cada parte do molde, para não se perder. Não se desespere se demorar. Porque, após treinar por alguns dias, todas estas medidas estarão gravadas na tua memória e os traçados serão executados rapidamente.
Fig.4 - Marque reto 3 cm acima do busto. Em seguida, marque 3 cm para dentro do ombro, partindo do decote e trace até os 3 cm acima do busto. Depois, marque adiante o valor da pence fundamental (pegue a medida na tabela) e finalize o traçado até os 3 cm acima do busto. Em laranja você tem o gabarito da pence fundamental, copie-o.
Fig.5 - Deite o gabarito copiado, segurando-o nos 3 cm acima do busto. Encontre o lado direito com o lado esquerdo da pence. Copie somente a parte marcada em verde.
Neste ponto, você pode jogar fora o gabarito e apagar a pence fundamental do molde, deixando somente a pence do busto.
Meça a parte de cima da pence e aumente a parte de baixo, para alinhar. Trace desta ponta até 1/4 + 3 cm da cintura (mais a folga de vestibilidade, se a tiver incluído no início).
Fig.6 - Observe que rapidamente você construiu o molde da frente, com a pence do busto.
Fig.7 - Esquadre o ombro para cima e para baixo, tanto na linha do decote quanto na linha da cava.
Marque 2 cm para cima e 2 cm para baixo do ombro original. começando e finalizando nas marcações esquadradas.
Neste ponto, o ombro do meio deixa de existir. O ombro de cima é o das costas e o ombro de baixo é o da frente.
Fig.8 - Trace, curvando suavemente, o decote das costas, partindo do ombro até chegar na linha do centro do molde, a 2/3 de altura da caída do ombro.
Trace a cava, partindo do final do ombro das costas, passando pela medida das costas, sem traspassá-la e descendo até à medida da cava.
Observe que a cava das costas finaliza na altura da cava original, e que a cava da frente está acima. Não se preocupe com isto, porque a lateral vai se encaixar perfeitamente, na costura.
Trace a lateral, partindo da cava das costas à marcação na cintura.
Faça a pence marcando no centro da medida da cintura. Abra numa medida de 0,5 cm a 1,5 cm, para cada lado da marcação e suba até numa altura de 3 a 5 cm antes da altura do busto.
Copie o molde das costas, nas linhas marcadas em rosa, e o molde da frente, em papéis separados.
Obs.: Se a medida da tua cintura for aproximada ou até maior que a medida do busto, não trace a pence da cintura. Fig.9 - Está pronta a sua base da frente!
Fig.10 - Está pronta sua base das costas!
Faça uma tela em morim, tnt ou qualquer outro retalho. Prove e faça os ajustes necessários, para que o molde vista bem no teu corpo. Ajuste os moldes, frente e costas, conforme as marcações feitas.
Assim, você terá o uma base pronta para ser usada em muitas roupas que for confeccionar.
INTERPRETANDO O MODELO: Como modelar um vestido trapézio de alcinhas
Esta foto pertence à Olivia, do blog LivvyLand. Ela é maravilhosa, linda e se veste lindamente! Caso queira conhecê-la, é só visitar seu blog acima. Dito isso, vamos ao molde!
1 - Posicione o molde de base da frente e suba reto, da ponta da pence da cintura, até chegar na altura onde mediu, para que comece as alças. 2 - Trace do centro do decote, da altura desejada, até o topo da primeira marcação.
3 - Continue, da lateral, partindo para a cava, até seu início, abaixo do braço.
(Neste ponto, pode subir 1 ou 2 cm na altura, visto que o molde de base é traçado pensando em uma peça de roupas com mangas. Logo, ao traçar sem mangas ou alças é recomendado que suba a altura da cava. Mas, neste caso, sendo um vestido solto, pode deixar na altura original da cava.)
4 - Marque a subida do decote das costas ao menos 2 cm para dentro da marcação feita no molde da frente, até à altura desejada. Este movimento para o centro do molde evita que a alça fique caindo em direção ao braço.
Eu costumo deixar o decote das costas mais baixo que a frente. Mas vai depender do modelo traçado ou do teu desejo, pode perfeitamente subir as costas, ou até deixar o decote mais alto que o da frente.
5 - Trace o centro do decote, levemente curvo, ou reto (da maneira que desejar).
6 - Trace a cava, levemente arredondada.
7 - Meça, da ponta do decote ao ombro, na frente.
8 - Meça, da ponta do decote ao ombro, nas costas.
Some as duas últimas medidas e terá a medida das alças.
9 - Recorte o molde e trace reto, partindo da pence da cintura e do busto. Recorte.
10 - Feche a pence do busto.
11 - Meça o comprimento que deseja fazer, da cintura à barra do vestido.
12 - Marque o comprimento medido, na lateral.
13 - Trace a lateral do vestido, partindo da cava. Abra na medida desejada, pode ser mais ou menos que na imagem.
14 - Trace a barra, arredondada.
15 - Pegue o molde das costas e sobreponha sobre o papel. Copie o molde da frente, largura e comprimento.
Finalizando o molde, você tem prontas a frente e costas.
Trace as alças, com o comprimento tirado na imagem 1 e a largura desejada. Minha sugestão é 3,5 ou 4 cm.
Montagem da peça:
- Você pode fazer este vestidinho duplo, para diminuir uma possível transparência.
- Também pode fazê-lo com viés no decote e cavas. Neste caso, as alças serão a continuação do viés. Pode colocar reguladores de sutiã, para aumentar ou diminuir o comprimento.
- As bainhas podem ser queimadas à vela, bainha de lenço ou mesmo podem ser overlocadas. A seguir, dobre e passe um pesponto.
Use e abuse deste confortável vestido trapézio de alcinhas, neste verão. Vista-o como vestidinho, sobre legging, também como blusinha, caso o modelar mais curtinho. Pode, inclusive fazer o vestido longo.
Você pode costurá-lo utilizando chiffon, musseline, toque de seda e viscose. A quantidade de tecido necessária para um vestido com costura nas costas é 1 metro. Você encontra tecidos lindos na Maximus Tecidos! Visite clicando aqui! >>
Quer aprender modelagem industrial e sob medida de graça e no teu tempo? Então te convido a entrar no nosso Grupo MODELAGEM e seguir nossos canais. Todos os dias temos aulas novas. Participe para aprender mais e siga-nos para ter acesso a mais de 600 aulas, todas gratuitas: Entre no nosso grupo e curta nossas páginas:
E então, o que achou da aula de hoje? Comente aqui embaixo o que achou e siga nosso blog, pois toda semana temos novas aulas completas de roupas lindas para ajudar no teu aprendizado. Caso produza esta peça ou sua modelagem, envie no grupo nos contando sua experiência, vamos amar! Beijos e até à próxima aula 💋💗
Antonia Ferreira.
Comentários
Postar um comentário